Subscrever

RSS Feed (xml)

Powered By

Powered by Blogger

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Sandálias Huarache-Como Caminhar Descalço







De origens pré hispânicas as sandálias huarache apresentam-se nas mais variadas formas, desde as mais simples, tradicionalmente feitas apenas com um pedaço de couro e uma tira, até às versões mais elaboradas.


Na sua versão mais simples, praticamente desconhecida pela sociedade ocidental, originária dos nativos Tarahumara ou como se designam a si mesmos rarámuri, que traduzido literalmente significa "os dos pés ligeiros" as huraches permitem aos nativos efectuar as duras provas de corrida com uma pequena bola, designadas por rarajípari.
Estes eventos que podem durar até 2 dias em distancias de até 200 kilómetros são verdadeiras provas de resistência e identidade destes nativos (especialmente se se tiver em conta que vivem em altitudes entre 1.500 e 2.400 metros de altitude).

Os tarahumara são conhecidos pelas sua incrivél resistência fisica e poucas complicações estruturais como dores de costas, mesmo indivíduos que se encontram medicamente mal nutridos, embora existam diferentes factores a ter em conta, alguns cientistas acreditam que parte desta baixa taxa de lesões no sistema musculo-esquelético, se poderá dever ao tipo de calçado, as sandálias huarache.


Trabalhando com calçado e palmilhas à medida a SuperEgo está empenhada em aproveitar ao máximo este saber ancestral, juntando-lhe a ciência e saber modernos, assim neste momento encontramos-nos na fase de desenvolvimento da versão moderna das sandálias huarache, que acreditamos serem ideais para uma melhoria geral da postura e redução das pressões plantares em caminhada.



Fontes:

wikipédia

Sheryl D. Battles "The Running Man"-Human Adaptability, February 18, 2004, Revised: March 24, 2004, University of Alabama

Sem comentários:

Enviar um comentário